segunda-feira, 28 de setembro de 2009

IRENE QUINT KALBUSCH - 98 anos

Irene é uma pioneira de Santa Catarina, descendente de imigrantes alemães e minha sogra.

Estive convivendo com ela durante nove dias neste mês e percebi que neste momento da vida ela só está ensinando como é o envelhecer pois sucessivamente faz a mesma pergunta:

ESTAMOS INDO PARA O DIA OU PARA A NOITE?

Me ensinou com o passar de longos anos que devemos agradecer a Deus por tudo que recebemos.

Um momento engraçado que aconteceu num desses dias: No meio de uma refeição ela fica olhando por alguns segundos para meu marido e diz: PÁRA DE MASTIGAR E AGRADEÇA A DEUS PELO QUE ESTÁ MASTIGANDO.

Foi difícil segurar o riso porque ele levou um susto.

Danaaaaada, usou do seu autoritarismo e nem se lembrou que há poucos instantes já havia agradecido em alemão e portugues.

Ainda bem que a natureza é sábia. Ela vai apagando tudo para que o idoso não sinta nenhum preconceito ou vergonha e nem perceba o tamanho da paciência que o responsável por ele precisa ter nesta etapa da vida.

3 comentários:

  1. Ismênia,
    que experiência estamos vivendo né? Temos de aproveitar esse aprendizado sempre com a certeza de que todos cumprem com sua parte. Eles com a deles e nós com a pequena contribuição que para eles é um "porto seguro".
    A mesma fragilidade de uma criança torna a vir com movimentos mais lentos e menos "pique". A insegurança deles e a nossa proteção é fundamental para tornar a vida deles mais digna e de recompensa.
    Sinto mamãe segura, melhorando dia a dia, porque deixou de se sentir um estorvo, mas sim uma avó e mãe amada.
    Estou feliz.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Ismenia, estamos tambem pssando pelos mesmos aprendizado, minha mãe, uma pessoa sempre autoritaria, hoje dependente de tudo, esquecendo do tempo presente, lembrando-se do tempo a anos vivido... Talvez seja isso o que ela nos queira passar, lembrar-se da juventude, dos filhos ainda crianças, da coragem de enfrentar os desafios que tivemos de enfrentar para nos tornarmos hoje o que somos. Que esse aprendizado seja passado para nossos sucessores.

    ResponderExcluir
  3. Olá Sra. Ismênia. Sou descendente e pesquisador da Família Quint do Brasil e gostaria de entrar em contato com a senhora, por e-mail ou por telefone, caso esteja interessada em meu trabalho é só acessar o Blog, http://ancestralquint.blogspot.com.br/ que irá achar meu e-mail e telefones. Att;

    ResponderExcluir